terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Assalto ao Caramulo 2013

Gosto de manifestações espontâneas que, embora com algumas regras de senso comum para evitar o caos infrutífero (pois é, há caos que frutifica!), deixa o desenrolar dos acontecimentos ao livre arbítrio e aos interesses individuais que se vão complementado em interesse gerais de grupo.
O mesmo se passa no btt. E o assalto ao Caramulo é uma dessas manifestações espontâneas. No dia 1 de Dezembro (ou próximo) vários grupos reúnem-se no sopé da Serra do Caramulo, em todo o perímetro, e pedala-se pela serra acima.

Dia 1 de Dezembro de 2013 - um dia frio e azul.
Às 7 da manhã estava já em Vila Nova de Monsarros a tentar enganar o frio enquanto o grupo (talvez uns 200-300) não partia. Devo dizer que a primeira parte do percurso feito essencialmente por caminhos no meio de eucaliptais não me agradou. Também não me entusiasmei com os estaminés improvisados para grelhar entremeada e beber uns tintos montados ao longo do caminho numa qualquer curva de um pinhal. Estava na expectativa de chegar lá acima, às cumeadas, às vistas largas, ao vento e ao ar frio, aos horizontes para as outras serras.

De chegar a sítios destes:


Fotografia da praxe no Caramulinho


Serra da Estrela no horizonte


Serra da Lousã no horizonte. Estou habituado a olhar de lá para cá, vendo o Caramulo no horizonte.


No regresso, sem GPS, andei perdido até que 3 bttistas de Coimbra me rebocaram até, de novo, Vila Nova de Monsarros.

Sem comentários:

Enviar um comentário