segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Invernias

14 de Fevereiro de 2015

O vigor da Invernia. Vento forte a rasar as cumeadas, chuva fina a fustigar e nevoeiro que não deixa ver um palmo à frente do nariz.
Estava belíssimo o contraste ente o céu branco e as bermas verdes e castanhas da estrada. Distinguiam-se os vultos das árvores a 50 m por entre o nevoeiro. Só faltava ouvir uns uivos e vislumbrar uma alcateia por entre as árvores.
Saí da Lousã (200 m altitude) e fui até ao Trevim (1200 m altitude).


À medida que me aproximava do cume, a expectativa de encontrar por ali alguém foi esmorecendo. Mas, em todo o caso, as pedaladas a solo sabem muito bem.


À saída da Lousã a temperatura era cerca de 4 °C mas, aos 1000 m, com o vento forte, seguramente a sensação real correspondia a vários graus negativos.


Paragem num sítio abrigado para comer um pão com marmelada. Tirar as luvas nestas condições é um risco; calçar luvas com as mãos frias e molhadas não é tarefa simples.


Chegada ao Trevim. Tempo para uma fotografia rápida. É que o vento estava fortíssimo e eu arrefecia rapidamente. O nevoeiro e o vento varriam literalmente o cume escalvado.


Sem comentários:

Enviar um comentário