sábado, 25 de abril de 2020

Abril 2020 silencioso

25 de Abril de 2020

Pedaladas em Abril. Pedaladas livres porque, pedalando pela estrada que já mil vezes percorri, surpreendo-me porque a não conheço. Mas, quase tudo é assim; um brilho novo, uma esquina de que não se deu conta, uma ruga ali, um perfume que entra em ressonância com memórias de tempos atrás, a chuva que desfoca o olhar, a neblina que transforma e sobretudo o que não percebo que mudou mas que perturba a paisagem de tal modo que o padrão não é reconhecido pelo meu cérebro que, face ao desconhecido, contrói um padrão novo.
Dia de chuva e neblina densa. Que se lixe (to say the least) - pensei, naquele engano de alma ledo e cego e tal - quero lá saber. Fui pedalando e sacudindo a água e memórias que não me interessam: o respeitinho é muito lindo, os senhores doutores e vossas excelências, os chapéus na mão e as cabeças baixas, os padre-nossos às luz das velas iluminando rugas fundas em testas tisnadas pelo Sol ... que se lixe (to say the least).




Após umas boas pedaladas serra acima, ainda antes do Candal, fiz um videozinho. 



Mais um pouco. Isto é, mais acima. Fiz ainda uns atalhos por caminhos de terra (difíceis porque pejados de pedras e paus escorregadios) na vã tentativa de, no silêncio imposto pela neblina, tentar ver os habitantes de quatro patas e belos pares de chifres de que tanto gosto. Estava tudo tão silencioso. Vi apenas, mas fugazmente, uns melros. Umas manchas pretas que se atravessam no caminho durante o tempo de um tremeluzir do olhar. Foi um confinamento absoluto.



Já agora, o assobio pretendia assassinar as seguintes músicas







7 comentários:

  1. Gosto muito desta estrada no Outono por causa das cores dos castanheiros :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E começam a revestir-se de folhas. Nota-se no vídeo.
      Obrigado pelo comentário gato (ou gata?); são agora o Blogger me permitiu fazê-lo.
      João

      Eliminar
    2. humana mesmo ;-)
      O Aurélio fez-me companhia antes da Edith Minhafe :-)

      Eliminar
  2. Olá João,

    :))))))

    Thank you for these three kinds of heaven.
    Espantosas as árvores do videozinho.
    Por aqui o dia esteve agradável, embora eu não tivesse saído de casa.
    🌲
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      por alguma razão é é uma mist covered mountain ;)
      João

      Eliminar
  3. Maravilha de pedaladas João, eu estive confinada. Foram dois meses mas a mim pareceram-me dois anos. Estou agora aos poucos a sair do casulo :)
    No final de Dezembro subi ao Trevim pela estrada nova. Adorei. Tinha lá estado antes e estavam a terminar a estrada, depois tive de ir estreá-la. Valeu a pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá GM
      Bem, agora, os últimos Km até ao Trevim são uma auto-estrada! É uma bela subida, não é? Gosto quando, a 2m do topo, curvamos na espiral para a esquerda e surge a cadeia montanhosa até à serra da Estrela a Este para, logo a curva seguinte ficarmos com o imenso vale a Norte até ao Caramulo.
      João

      Eliminar