terça-feira, 12 de maio de 2020

Ainda Abril (e uma mensagem)

Mensagem: não consigo responder aos comentários que têm sido feitos nas últimas semanas. Muito obrigado pelos comentários; lamento não conseguir responder. Espero resolver isto rapidamente ... já não é a primeira vez que tenho este problema com a porra do Blogger.


2020

Still April, after all these years ...

Os caminhos são os caminhos. Pedalo pelos caminhos que me levam serra acima, pedalada a pedalada e, quando levanto a cabeça e olho para cima, para os cumes dos montes, vislumbro o recorte contra o céu, imagino o sítio alto, talvez o vento que se vai fazer sentir, o céu aberto, mas não antecipo pedaladas por caminhos lá no alto ... quando chego ao cimo, surpreendo-me sempre com os caminhos que não ideei - são novos caminhos - e os caminhos lá em baixo deixaram de o ser, são paisagem. C'est la vie.

Às vezes, lá no alto, os caminhos são apenas pequenas veredas por entre arbustos. Foi o caso deste dia de Abril. O aroma da urze florida misturado com o dos cedros, Sol quente a temperar o friozinho do vento, horizonte limpo pelas chuvas recentes, só ... 


Nem sempre lá em baixo, ao levantar a cabeça, se vê o cimo da serra.


Muitas vezes vou a caminho do cimo da serra sem me lembrar que vou a caminho do cimo da serra. É que há coisas que distraem o pensamento:



Lá no alto, para Este, a cadeia montanhosa descobria-se até ao Picoto da Cebola, o cone perfeito na linha do horizonte, na serra do Açor. Já vários caminhos, pedalada a pedalada, me levaram lá ao cimo. A última foi, talvez, há um ano atrás.


Bem visível aqui (o Picoto da Cebola, o Adamastor do Açor).
Há uns poucos anos, talvez em 2017, fiz a travessia desde lá longe do Cebola até aqui. Atravessei as serranias que agora se abrem à minha frente. Lembro-me que era Agosto e que cheguei aqui, ao cimo da serra da Lousã, já de noite e que a descida foi feita na escuridão. Tirei fotografias que pensei aqui postar mas o tempo escapa por entre os dedos.



Time it was ... Simon and Garfunkel.

Ando com estes acordes de guitarra na cabeça há mil anos. Ouvi-os a primeira vez num filme com a Jane Fonda.


4 comentários:

  1. Abril é um belo mês, mas Maio aínda é melhor...

    Também recordo estes belíssimos acordes, mas num filme da Angelina Jolie, penso que ela até ganhou um Óscar.

    "Preserve your memories
    They're all that's left you".

    Maio feliz, João.
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      É curioso que a música parece facilitar consolidação das memórias. Deve haver trabalho de investigação sobre isto, for sure.
      João

      Eliminar
    2. Pela primeira vez em várias semanas, o Blogger aceitou os meus comentários.
      O problema parece estar no browser (no meu caso o Safari )

      Eliminar
    3. Acontece-me inúmeras vezes: oiço uma música e sou imediatamente 'transportada' para outras paragens, para outra vida, para memórias que julgava esquecidas... e é involuntário, não é coisa que eu queira ou consiga controlar.
      Geralmente são memórias boas, mas nem sempre...
      Também me acontece com certas frases, cheiros ou imagens; penso que somos todos assim, mas não sou 'esperta' na matéria ;)
      🤔
      Maria

      Eliminar