quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Gone with the (wind), the (rain), in a (mystery tour), the … who cares.

Serra da Lousã
(Fevereiro de 2019)


Gone.




Hey! Come back (to life)

(David Gilmour back to Pompeii 45 years later - e, pelos vistos, o primeiro espectáculo público ali feito nos últimos milénios !)



Back.

Ir na proa do navio em dia de tempestade, tal como o mexilhão quando o mar está bravo, era o que eu sentia. Chuva puxada a vento em todas as direcções. Invernia na serra. Eu por ali acima a solo. Pedalada após pedalada. Mas que raio é que andas aqui a fazer sózinho, pá? No meio da serra em dia de tempestade? Perguntas desnecessárias porque não me apetece pensar na resposta. O fio do pensamento estava noutro lado: não em elucubrações sobre a minha passagem efémera pela vida no planeta mas porque é que há sempre um gota de chuva gigante que se desprende de uma árvore e que, no momento exacto em que vou a passar por baixo, acerta entre as aberturas do meu capacete e se estatela na minha cabeça? Através dos óculos embaciados percebia vagamente a paisagem à minha volta. Se me aparecesse um cabo das tormentas à frente do nariz não daria por ele. Passá-lo-ia até perceber que já o tinha ultrapassado. Agora imagine-se a excitação do Bartolomeu Dias quando deu por isso mesmo!
Por exemplo, um cabo das tormentas de quatro patas e focinho com dois dentes exteriores retorcidos e virados para cima. De vez olhava em sobressalto mas eram apenas folhas ou ramos levados pelo vento. Ou não. Nestes dias vai-se ali a pedalar como se se tratasse de um sonho. É mesmo assim. Não há sequências lógicas na transição entre as imagens que se vêem, assalta-nos a dúvida de ter ou não visto isto ou aquilo ... tanto estamos ali a insultar a chuva e a mãe dela como nos deliciamos e rimos com a situação frágil em que estamos ...

Invernia na serra.

Um pouco mais abaixo, na meia encosta o tempo compôs-se. Já foi possível tirar as luvas, parar e olhar à volta bem acordado. E tirar o telemóvel para fazer um videozinho.


Não posso deixar de concordar que os Creedence Clearwater Revival colocaram uma questão pertinente, por assim dizer. É que a chuva vê-se sentindo-a if you know what I mean. O que não é o caso quando se está protegido por um vidro de automóvel ou janela de casa.

(Have you ever seen the rain?)




4 comentários:

  1. Que maravilha, João!
    Não fosse aquela gota marota (tive que me rir, sorry!) e teria sido um Magical Mistery Tour.
    - Não apareceu o Walrus (Goo goo g'joob), quero dizer, o javali.
    - Ouviu o David Jon (um dos meus!) "Coming Back to Life" naquele cenário de sonho (outrora de pesadelo, I know).
    Também ali foi filmado o belíssimo "Viagem a Itália", do Rossellini, com a não menos bela Ingrid Bergman: um clássico a não perder.
    - E a chuva dos CCR a trazerem-me à lembrança o Crocodile Rock e a Califórnia e umas mãozinhas no ar...

    E afinal foi um dia épico: alguém dobrou o Cabo das Tormentas e chegou a casa cansado mas feliz ;)

    E agora, já que tenho aqui o CD The Division Bell, vou ali num instantinho ouvir o Coming Back to Life em altos berros (sem gastar bytes) e já volto.
    Obrigada pela boleia virtual neste passeio through the storm.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adenda:

      E o João fica já a saber que é o principal responsável por eu andar a ouvir CD que nem me lembrava que tinha, como este dos Pink Floyd: muito bom!
      Destaco as duas últimas: Lost for Words e High Hopes.
      :)
      Maria

      Eliminar
    2. Essa é uma responsabilidade que sabe bem ter.
      Além de belíssima, a Ingrid Bergman tinha outra característica muito interessante. Quer dizer, é o que se pode inferir das várias fotografias em que aparece a andar de bicicleta ! :))
      João

      Eliminar
    3. Sure! And "I must remember this": não há um único Latin Lover que não tenha sonhado com uma bela sueca loira a andar de bicicleta;)
      A Ingrid veio, de certo modo, lembrar que também há suecas morenas bem interessantes...
      (Ainda assim, nem o Figo conseguiu fugir ao cliché).
      A Ingrid também é excelente a subir vulcões (Stromboli: grande, grande filme!).
      Do Casablanca ou do Spellbound nem vale a pena falar...
      Bom domingo, João, se possível a ver um bom filme.
      Maria

      P.S. Se aparecer por aqui uma certa blogger, digo-lhe que este é mais um daqueles casos em que uma bela mulher escolhe um homem "feioso" ;)

      Eliminar