quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Completando a trilogia, desta vez um videozinho com veados e 4 pontos prévios

1. Trata-se, tal como os dois anteriores desta trilogia, de um videozinho da descida da serra;
2. O contexto: ia por ali abaixo e, às tantas, vi uns vultos que me pareceram veados (com lentes ao longe não vejo bem). Parei, tirei o telemóvel e apontei para lá. Mexeram-se? Sim.
3. Conclusão do ponto anterior: não são pedras nem troncos de árvore, logo são animais;
4. Por último, trata-se não apenas de um videozinho mas de dois. No fundo, é uma tetralogia. E mais uma fotografia ou duas.


Eles estão ali. Lá ao fundo. Descia transversalmente ao corta-fogo e, ao olhar para a direita, lá para baixo, percebi que por ali andavam. Depois de tantas pedaladas em solitário pelas serranias, e a ver com pouca resolução, excepto 3m à frente da roda da bike, desenvolvi um sentido apurado de perceção de sombras e movimentos nos limites laterais do campo de visão. Não sei se isto é verdade mas, pelo menos, é uma bela teoria que me tranquiliza.

É neste cenário aqui em baixo que vai ser feito o videozinho. Lá estão eles.
Para dar drama à acção, começarei por filmar o chão mais próximo para, depois, tentar apanhar um plano ao longe.



Ali. Mal parei, eles deram logo por mim. Enquanto manuseava o telemóvel, percebi que eles deveriam estar a fazer contas de cabeça: zarpamos daqui para fora ou o gajo está suficientemente longe? Três deles, os grandes, pastavam juntos e iam olhando; um outro mais pequeno andava por ali aos pulos, para cima e para baixo. Um juvenil.


OK, Here we go.


(Logo que dei dois passos, aproximando-me, fugiram a galope - parte superior da imagem)

Pronto, é o que se pode arranjar. Estes avistamentos são fugazes.

Antes de chegar à meia encosta - a encosta Norte - tinha atingido o Cabeço da Ortiga (com "o"). Num impulso, também aí fiz um videozinho. Chega-se ali a subir pelo lado Sul e, devagar, à medida que fazemos o pequeno planalto do cume do cabeço onde está o marco geodésico, abre-se o vale imenso até ao Caramulo (em frente, Norte), à Estrela (a Este) e ao mar (a Oeste). 

Durante o vídeo faço 3 apontamentos (literalmente: aponto com o dedo). Primeiro, assinalo o Trevim (cume da serra da Lousã a 1200 m de altitude), no segundo o maciço central da serra da Estrela e no terceiro o mar (na região da Figueira da Foz).
Quando estou a apontar para o mar, e de modo a conferir mais dinâmica à cena, simulo uma ave  a esvoaçar em frente à câmara - um apontamento plenamente conseguido, como é fácil de ver.

Quase que se avista transversalmente Portugal todo. Para Norte, além do Buçaco (uma espécie de meseta ao centro do vale) e do Caramulo, distinguem-se as serranias mais a Norte (Montemuro ...).

Aqui aos 900m e o videozinho dos veados lá mais em baixo aos 600 m.




Em princípio, a banda sonora segue dentro de momentos

1 comentário: