sábado, 8 de janeiro de 2022

O dia em que a noite não apanhou o ciclista extraordinário desprevenido

Janeiro de 2022

No planalto da serra, aos mil metros, às horas a que o ciclista extraordinário lá chegou, depois de duas horas bem pedaladas serra acima, a noite estava por um fio.  Os azuis das serranias, the warmest color of course, sob um tecto baixo de nuvens douradas, compunham a vista extraordinária. A isto acrescia um friozinho cortante. Embora tivesse subido pela EN236, o ciclista extraordinário não tinha encontrado carros e, no seu entendimento, estava só em todo o planalto da serra.


O ciclista extraordinário saíra tarde e sob um céu que prenunciava uma noite fria. Sabia com o que contava.


Mas, desta vez, todavia, o ciclista extraordinário ia prevenido com uma bela de uma lanterna frontal e um pisca-pisca traseiro (traseiro da bicicleta, obviamente). A noite não iria, desta vez, apanhar o ciclista a dezenas de Km de casa no cimo da serra. Já em outras ocasiões que por aí estão relatadas, o ciclista desceu a serra às escuras. O maior risco é um encontro imediato do terceiro grau com um javali ou um veado. Aliás, o ciclista extraordinário lembra-se bem da vez em que, noite cerrada, entrou pelo meio da manada que estava deitada na estrada e, sem saber como, na confusão de corpos, hastes e sombras que se espantaram, fugindo a sete pés, passou incólume, sem sequer ter tido o discernimento para travar, tal o susto.

Enquanto o ciclista extraordinário estava por ali, contemplando os azuis das lonjuras, pôs-se um nevoeiro denso. A noite cerrou. E foi então que, num passe de magia, o ciclista extraordinário instalou uma lanterna no guiador na bike, pressionou o botão verde e ... 700 lumens !!! Uma lanterna do tamanho de meia caixa de fósforos (das antigas) com carregamento USB. Tecnologia. E 700 lumens.

Seguiu-se a primeira fotografia nocturna com o novo telemóvel. Clique, uma obturação de cerca de 4 segundos e voilá, como se fora uma máquina analógica das antigas em que seleccionávamos o tempo de obturação. A máquina foi buscar o resto de luz que havia no céu, iluminando-o.



Clique, clique, clique ...




Nestas coisas, isto é, com cerca de 3 graus Celsius, as mãos levemente suadas (a subida da serra com boas luvas leva a isto), o vento a levantar-se ... o risco de retirar a luvas para disparar o telemóvel tem que ser bem calculado. É que, calçar a luvas com as mãos geladas e húmidas pode tornar-se uma missão impossível. E descer a serra sem luvas, a temperaturas baixas e a velocidade razoável é um pouco mais desconfortável do que beber um chá quentinho à lareira. 
Uma última ... clique.


Em 2 ou 3 minutos, com grande impaciência, dedo a dedo, puxa e repuxa, mete e tira, roda e torce, o ciclista extraordinário lá conseguiu calçar as luvas. Balaclava, casaco apertado .. tudo composto e no sítio (há entalanços que o frio, insensibilizando, facilita, if you know what I mean) e here we go ... com 700 lumens serra abaixo. 










Sem comentários:

Enviar um comentário