terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sir Isaac Newton e a Física Clássica

"Numa bicicleta a descer a grande velocidade se os travões são uma grande merda e não consegues curvar vais espatifar-te contra a primeira parede ou buraco que te aparecer à frente."

Esta é a formulação prática para ciclistas, sem equações matemáticas, da lei da gravidade de Newton. Nada tem a ver com a relatividade de Einstein, é apenas Física clássica.

Há sete anos... atrás, em 2008, na curva das sequóias (serra da Lousã), após uma ultrapassagem a um carro, os travões não foram eficazes. Sigo em frente, caio numa vala por onde corre a água no Inverno e embato frontalmente no fundo. O capacete cumpriu a sua função, rachando ao meio. Os óculos também, lembro-me que o pau acertou na lente esquerda, partindo os óculos que, assim, evitaram um dano ao olho. Parti apenas o nariz.
Estive ali postrado uns segundos (acho eu) e comecei a mexer-me devagar, tentando perceber se estava tudo normal. Peguei na bike empenada e fiz o resto da descida a pingar sangue com a ideia estúpida na cabeça que, nestas situações, está sempre a martelar: isto já passa.



Sem comentários:

Enviar um comentário