domingo, 11 de janeiro de 2015

O casaco

11 de Janeiro de 2015

Gore-Tex Alp-X 2.0 active shell jacket.

Nem mais, trata-se do Gore-Tex Alp-X 2.0 active shell jacket.
Podia ser o 1.0 mas não, é o 2.0. Podia ser só shell ou só active mas ... é active shell. E isto faz toda a diferença. Sem ironias, trata-se de um casaco tecnologicamente avançado. 

Gore-Tex toda a gente conhece. Um polímero de teflon permeável à água no estado de vapor mas que não quebra a tensão superficial das gotas de água. Em termos práticos, o suor passa mas a chuva não. Respirável e impermeável. O suor não condensa no interior do casaco. Para além disto uma tecnologia de incorporação de fibras em três camadas finas na membrana Gore-Tex, tornando-o quente, confortável e quebra-vento. E extremamente leve.
É o 3 em 1 (na medida do possível): Respirável, impermeável e quebra-vento.

Estavam zero graus quando saí. Levei apenas uma base layer com o casaco por cima, subi a serra até Cabeço Marigo e desci muito confortável. E quem desce uma serra durante cerca de 18 km com temperaturas da ordem dos 4-6 graus, após ter feito a subida, sabe que conforto é uma utopia.
Uma das leis do Universo, a par da segunda lei da termodinâmica, é que o problema das descidas é o suor das subidas.

O preço? É melhor não falar nisso.

Quase a chegar ao planalto a 900 m de altitude e prestes a entrar na floresta.



A multidão à beira da estrada (claramente visível na foto acima)  comenta: que casaco é aquele? É um T-Rex diz um. Isso é um dinossauro, diz outro. Mas é qualquer coisa terminado em "ex", replica o primeiro. "Ó vã cobiça, ó vaidade a que chamam tecnologia" ouve-se numa voz tonitruante e grave acima do burburinho. Todos olham para o velho que em tom bíblico proferiu estas palavras. Eu, entretanto, fui pedalando e não sei como ficou a situação mas ainda tive tempo de gritar para trás: é o Gore-Tex Alp-X 2.0 active shell jacket.

E virei à esquerda, entrando na floresta.



Uma fotografia para mostrar o casaco (preto com fecho vermelho, bolso napoleão à frente e outro bolso atrás, também com fecho)



Ao chegar a Cabeço Marigo surge a serra do Caramulo no horizonte


Mais um par de fotografias para mostrar o casaco



O planalto da serra do Buraco ao centro


Um pão com marmelada e vamos embora que se faz tarde. 18 km a descer e vamos ver se  friozinho se instala ou se, pelo contrário, a tecnologia funciona. Funcionou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário