domingo, 7 de julho de 2019

Vídeozinho quase insignificante

Serra da Lousã
Julho 2019



Estava na orla de um Bosque aos 700 m de altitude. Ou melhor, subia a custo por um caminho na orla do bosque quando sinto um cheiro orgânico intenso (como quando se está junto de um rebanho de cabras). Ia de cabeça baixa, procurando evitar regos, raízes e pedras. Não me queria apear pois, se o fizesse, não conseguiria montar de novo na bike (dada a inclinação do caminho). O cheiro fez-me olhar à volta, procurando algum vulto de quatro patas. Pedalei mais um pouco até uma zona plana. 

No chão estavam marcadas as pegadas recentes na terra mole; vários gamos, provavelmente. E jovens.



Olhei à volta. Nada. 


Voltei um pouco atrás, ao sítio onde tinha sentido o cheiro. Meti-me no bosque e fiz o vídeozinho. Com sorte talvez apanhasse algum dos habitantes fugidios destes lugares. Silêncio. Um belo bosque. Um belo pretexto para postar o bosque na memória das pedaladas.

Do bosque à floresta ao 950 m. Aqui os aromas são aromáticos e intensos ("cédricos").


Pelo not so long and winding carreiro da clareira até lá acima, à direita



e, depois, pela floresta. Nem gamos, nem veados e muito menos gente. Vi muitas borboletas.


Era para postar apenas o videozínho mas, com o balanço, foram a reboque as duas ou três fotografias que tirei na pequena volta em que fui "lavar as vistas".





8 comentários:

  1. Quase insignificante, João?
    Nada disso.
    Uma pérola!
    Foram muito bons os quatro minutos passados nesse bosque tão calmo, tão repousante, tão bonito.
    Arranhou-se muito?
    E dentro do saco azul estavam as avelãs para o esquilo ou what?
    :)
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      contento por ter gostado. Estava tranquilo (o bosque)mas ás vezes sopra por ali uma aragem que mexe com as folhas, fazendo-as oscilar e ... está a ver não está. Milhões de folhas, oscilando, fazendo um som maravilhoso ...
      O "saco azul" :))))))) é a minha bandana. Uso-a por baixo do capacete. Dá-me um ar de pirata assustador ;)
      João

      Eliminar
    2. João, eu acho que já ouvi um videozinho de folhas oscilantes com um som maravilhoso... acho não, tenho a certeza, agora não vai é ser nada fácil encontrá-lo.

      Aaaahhhh, é um bandana!!!
      Ar de pirata assustador?
      Não acredito, é daquelas coisas que só vendo...
      Bandana selfie requested asap fáxavor.
      Boa semana.
      Maria

      Eliminar
    3. João, não sei onde tenho andado nestes últimos tempos, mas não deve ter sido no pale blue dot.
      Fui googlar e descobri o fascinante mundo das bandanas.
      Há para todos: senhoras, homens, bebés e até para cães e gatos (personalizadas!?!), tudo muito fashion :)))
      Está decidido: quando for ao burgo, vou comprar uma bandana ;)
      Maria

      Eliminar
    4. Olá Maria,
      a minha bandana é muito sofisticada pois além da parte do design tem tecnologia de ponta: protecção UV e umas microfibras para dispersar o suor, permitindo a evaporação mais eficaz (evitando que o suor escorra para os olhos). Confesso que a parte da protecção UV é a que mais me interessou; horas e horas na serra em altitude sob Sol intenso pode ser prejudicial (e cremes de protecção na testa ou na cabeça nem pensar - o creme é arrastado pelo suor para os olhos).

      A parte do look pirata também não é um aspecto menor. Dá um ar muito fashion, o que será uma mais-valia caso encontre a Scarlett Johansson a pedalar pelas serranias ou, numa outra vertente, pode dar uma vantajosa aparência agressiva caso tenha um encontro com verdadeiros piratas.

      João

      Eliminar
    5. Muito bem, João.
      Aconselho apenas que use um brinco de pérola para o caso de encontrar Miss Scarlett... ;)
      Maria

      Eliminar
  2. João, apenas two little questions:

    1- Que bolinhas são aquelas?

    2- Que chamamento é aquele no final?

    Maria (Esteva)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      as "bolinhas" são os bugalhos do carvalho. Os bugalhos não são o fruto ma umas excrescências que, aparentemente, resultam da deposição de ovos de insectos (vespas ...) e que serve de "útero" para o desenvolvimento do insecto.
      O chamamento (gostei da palavra! às tantas é isso mesmo) é uma longa história. Para ser breve (sorry) é um som que anda comigo desde os tempos em que era muito novo e passava noites na montanha a olhar as estrelas. É uma longa história (sorry again, hope you understand).
      João

      Eliminar