domingo, 17 de novembro de 2019

Raposa na invernia

Novembro 2019


O tempo estava ruim. À medida que subia a serra a temperatura lida no computador da bike ia caindo: 12, 11, 8, 6 °C ... e foi a última vez que o li porque com receio que a chuva o estragasse guardei-o no bolso do casaco. O nevoeiro assapara-se com força a partir dos 700 m de altitude. Denso, impenetrável à vista a meia dúzia de palmos do guiador da bicicleta.



Um dia bom para encontros imediatos com os habitantes de quatro patas da serra - pensei. A certa altura senti um aroma forte. Seguramente que andavam por ali. Ia atento a ruídos. Sob a acção do vento, as gotas de água caídas das árvores sobre as folhas no chão faziam-me olhar em expectativa. Às tantas, um vulto. Tinha a certeza, um animal pequeno, cauda exuberante, rápido ... uma raposa. Parei a bike e ocultei-me atrás de um grande cedro, tirei o telemóvel, pressionei vídeo e, lentamente, saí de detrás do cedro apontei para o local onde me parecera que tinha visto a raposa e  ... lá estava. Ela imóvel, percebeu-me. O nevoeiro fazia uma cortina branca que dificultava a visão. Percebi que me olhava. Ficou imóvel durante uns instantes (eu também) e, depois (no vídeo aos 15 s) desapareceu mata abaixo. Fiquei ali uns segundos na, bem o sabia, vã expectativa que ela voltasse ou que surgisse outra.




De resto foi continuar a subir e gozar invernia como quem pedala num dia de Verão à beira-mar. Depois, nestas coisas, atinge-se o estado: daaasssss isto está a ficar mau ...  A descida da serra foi feita pelo estradão da floresta. Poças de água e lama com fartura. O friozinho do costume. Chuva. A agitação do animal acossado. Muito ainda para descer (estava aos 700 m de altitude). Mas, era irresistível,  parei, tirei a luva da mão direita e disparei o telemóvel:



a road to nowhere



As clareiras clorofílicas na curva do caminho


Que bela invernia !






2 comentários:

  1. Lindo, João, brumas dignas de Avalon!
    Pena a raposa estar com tanta pressa... se isso aconteceu hoje, diria que ela não queria perder o jogo da selecção; se não foi hoje direi que ela não queria ser filmada pelo João :))
    🦊
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,

    as raposas são finas; não fugiu quando me viu, primeiro avaliou a situação, percebeu pela distância que não corria perigo e, só depois, se esgueirou por entre a mata.

    João

    ResponderEliminar