segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Assalto ao Caramulo 2015

6 de Dezembro de 2015
(Serra do Caramulo)

Esta coisa do "assalto" dá-lhe um tom bélico mas é o oposto. O "assalto ao Caramulo" é uma festa.

De modo espontâneo, num dia pré-determinado (quer dizer, a coisa começa a circular na net uns tempos antes e acerta-se o dia, tipicamente  no início de Dezembro) organizam-se grupos (batalhões, como lhes chamam) de BTTistas nas povoações no sopé da serra (Águeda, Tondela, Mealhada ...) que, pela manhã antes do nascer do Sol e em total autonomia, pedalam pelas várias encostas acima, reunindo-se todos no cimo, no Caramulinho.
Quem quiser junta-se a um dos grupos. Eu tenho-me juntado ao de Vila Nova de Monsarros, povoação a cerca de 4 Km do Luso. Já houve neve e frio e calor e nevoeiro e chuva mas é sempre uma festa. 

São 40 Km para cima e outros tantos para baixo. Mil e tal metros de acumulado, dependendo da povoação de partida e dos "floreados sobe-e-desce" (olha vamos ali abaixo à ribeira e já voltamos aqui ao caminho !) dos tracks que cada grupo disponibiliza.

Estou sempre na expectativa para chegar às cumeadas. Aos horizontes.

No início passa-se por uns lameiros, junto a ribeiros e hortas. Locais rurais e bucólicos.





Depois, grande parte da subida é por rampas e caminhos entre eucaliptos. Desta vez, sempre imersos num nevoeiro frio



até chegar aos horizontes. O nevoeiro deixava ver apenas os topos das serras do Caramulo e da Lousã (na linha do horizonte). Por regra, estou além, na serra da Lousã, com o Caramulo no horizonte. Hoje é o inverso.



Rampas duras na subida (que só aquecem o entusiasmo)



Mas que importa isso ...





A reunião de todos os grupos é além, na base do Caramulinho. A praxe é levar a bike às costas pela escadaria acima até ao miradouro no topo.



Na base do Caramulinho, "aviam-se" por ali febras assadas, pão, "mines", aguardente de mel, bolos... em barracas montadas ad hoc por curiosos e comerciantes que aproveitam a ocasião para encaixar uns cobres.



Foram cerca de 4 h a pedalar serra acima. Estava na hora do regresso (cerca de 2h) mas antes da descida faltava a última fotografia com a serra da Estrela na linha do horizonte.
Fica a memória das pedaladas.






4 comentários:

  1. Estava á espera deste post e adorei. Parece ter sido um dia fantástico. Acho que vou ter de fazer isto um dia :)

    ResponderEliminar
  2. O dia estava muito bom. Nevoeiro durante a subida (com cerca de 6 graus C) e Sol aberto no topo da serra (e cerca de 13 graus). Nem sempre é assim. Há "assaltos" em dias mais frios e chuvosos. Como a subida e a descida são longas (40 km cada) temos que pensar bem no equipamento que vestimos. Por regra, um casaco suplente de aquecimento (e gorro e lenço) para a descida é sempre uma boa ideia.
    Provavelmente encontras na net tracks do "assalto" de outros grupos (Águeda, Tondela etc) mas caso queiras experimentar com os teus amigos envio-te os tracks de 2014 e de 2015 a partir de Vila Nova de Monsarros (junto ao Luso) no endereço:
    https://drive.google.com/folderview?id=0Bw1VftPX6jQNRGpOMFFnejN2ejA&usp=sharing

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. De facto vi por lá campeãs a pedalar de meias às riscas mas nenhuma me pareceu loira. Lembro-me até de ter trocado um sorriso com uma à chegada ao Caramulinho.

      Eliminar