sábado, 12 de novembro de 2016

GPS epic Bussaco a desaguar na Suzanne

Novembro 12, 2016

GPS epic Bussaco. 80 Km em autonomia com orientação por GPS:  travessia da serra do Bussaco para o vale do rio Mondego para os lados de Penacova e volta.
O Mondego tem um afluente por estes lados; o rio Alva. O rio Alva nasce no Vale do Rossim (Penhas Douradas) na Serra da Estrela. O rio Alva é um rio que corre na minha memória. Já subi o rio Alva pelo leito desde o Sabugueiro até à nascente; deveria ter uns 16 anos. Já passei muitos dias acampado junto ao rio Alva em Sandomil e em Avô; deveria ter uns 15 anos. Hoje, muitos anos depois, estive na foz do Alva. Enquanto por ali andava, sem dar conta, de mansinho, chegou Suzanne. Acontece-me com frequência quando estou junto a rios, rios pequenos. Desta vez, na semana da morte de Leonard Cohen, chegou com mais intensidade.

Suzanne takes you down to her place near the river ...





... and she lets the river answer ...


... and you want to travel with her ... 


Depois, muito depois, cheguei ao cume da serra do Bussaco. Ao longe, na linha do horizonte parcialmente escondida pelas nuvens, a serra da Lousã. Quantas vezes estive lá a olhar para aqui.




2 comentários:

  1. Xiii. Que coincidência :) às tantas ainda passámos um pelo outro. Eu não passei ao rio, fiz os 40, mas estive lá no alto nesse sítio maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  2. Foi a parte mais bonita do percurso, depois da Cruz Alta até ao posto de comando do duque de Wellington durante a batalha do Buçaco (onde tirei a fotografia). Foi esta e os trilhos junto ao rio. Às tantas passámos :) Eu, por regra, cumprimento todos os companheiros e companheiras que encontro a pedalar com um "bom dia". Se um gajo de capacete branco te disse bom dia a probabilidade de ter sido eu é muito elevada :)

    ResponderEliminar