quinta-feira, 3 de novembro de 2016

outro lugar em Novembros

Serra da Lousã aos 900m de altitude
(Novembros)


Hoje, dia 1 de Novembro de 2016



Há um ano atrás, no mesmo lugar. É o mesmo lugar, demos mais uma volta ao Sol e o sistema Solar deu mais uma volta num dos braços da espiral da Via Láctea e, acima disto tudo, o Universo expande-se. Relativamente ao ano passado, o planeta está num outro local do Universo. Ao contrário do que acontece nos romances previsíveis, nunca se volta ao mesmo lugar e por, isso, nem àqueles onde se foi feliz.
Ah e tal mas o lugar não são só as coordenadas xyz de espaço e sabe-se lá o que é o Universo. E depois há, ainda, os multiversos. E afinal parece que a teoria das cordas diz que há umas 9 coordenadas de espaço e mais outra de tempo.
Vamos assentar numa coisa: para o caso as coordenadas do lugar são as árvores, os caminhos e as pedras. Podia até - como fazia quando era novo e já sabia que as estrelas morriam e que o universo estava em expansão e me sentava nas pedras a olhar o céu e abraçava as árvores -  escrever o nome com nas árvores com uma navalha, arrancando a casca com os dentes, para marcar as coordenadas.

Portanto, no mesmo lugar, em Novembro, há um ano atrás (quer dizer, ao iniciar a última volta ao Sol que terminou hoje e mais uma volta no braço da espiral ...)


No mesmo lugar, dois meses depois do último Novembro



8 comentários:

  1. Fico sempre fascinada com as tuas fotos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito contente com o teu comentário GM. Obrigado. Como bem sabes, pois tens fotografias belíssimas no teu blog, quando tentamos que a beleza à nossa volta fique num rectângulo limitado de uma foto o resultado fica sempre aquém daquilo que vemos.

      Eliminar
    2. Verdade, é difícil por vezes transmitir num pequeno quadrado, tudo aquilo que vemos. Já para não falar das emoções :)

      Eliminar
  2. Subscrevo inteiramente o primeiro comentário da GM.
    Há por aí um pedaço de prosa que me tocou particularmente; aposto que não adivinha qual é :)

    Uma perguntinha, que pode considerar de retórica se não quiser responder:
    O dia 1 de Novembro tem um significado especial para si?

    Bom fim de Novembro, João!
    Maria

    ResponderEliminar
  3. "Ao contrário do que acontece nos romances previsíveis, nunca se volta ao mesmo lugar ... nem àqueles onde se foi feliz"
    "escrever o nome com nas árvores com uma navalha, arrancando a casca com os dentes"

    Não. Não ligo a datas. Não sou de datas simbólicas (se era nisso que a Maria pensava). Tenho dificuldade na avaliação da passagem do tempo. Às vezes em conversa refiro-me a coisas de há 1 ou 2 anos para logo me corrigirem, dizendo que foi à 9 ou 10. Coisas assim. Também sou mau a avaliar a idade das pessoas. Cometo erros de 50%.

    Vem aí Dezembro. Um bom Dezembro Maria.

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andou lá perto!
      Começa em Podia até e termina em árvores: achei lindo.

      Pensei que fosse a data em que iniciou as suas voltas ao sol...

      Eu também nunca fui boa a avaliar idades, nem antes da era Botox, silicone, implantes dentários, extensões, etc. e tal, quanto mais agora.
      Mas uma coisa sei: sou mais velha do que o João.
      Maria

      Eliminar
    2. Iniciei as voltas ao Sol numa Primavera. Já lá vão algumas. Se a Maria já me leva algumas de avanço não sei. Mas se pedalar em força ainda a apanho. Ou, às tantas, sou eu que já lhe levo umas voltas de avanço.
      João

      Eliminar
    3. Bela metáfora essa das voltas ao sol.
      Vou passar a usá-la.
      Sabe o que acabei de ouvir?
      O Elements do Ludovico Einaudi.
      Fui hoje buscá-lo à Worten (aqui é preciso encomendar tudo) e esperei 10 dias por ele - mas valeu a pena.
      Tenho de agradecer muito a uma pessoa que mo deu a conhecer ;)
      Maria

      Eliminar