terça-feira, 27 de dezembro de 2016

As lonjuras da serra do Açôr

Dezembro, 27, 2016

O vento está de feição. De frente, como sempre. Vire-se para Norte ou para Sul, pedale-se para Este ou para Oeste, o vento está sempre de frente. É um enigma. Quem pedala nas serranias bem o sabe. As condições estão boas para velejar na bike pelas cumeadas acima dos 1000m na serra do Açôr.

Na subida, ao passar (pairar?) sobre Fajão, o Sol queimava as costas, enquanto o vento esquivo arrefecia o peito. E vi, claramente visto, nas lonjuras que já daqui se avistavam, o cume da serra da Lousã, o Trevim (à esquerda) e a serra do Caramulo, numa linha azul fina na linha do horizonte do outro lado (à direita).


Mais à frente, já com o planalto da Estrela no horizonte, dei conta que o vento me tinha levado as penas que trazia atadas ao selim. Foram-se no vento mas é para isso que servem. Uma delas deixou-ma uma gaivota nos campos de arroz do Mondego. Pedalando por ali há uns meses atrás, parei para ver como a planta do arroz. Nunca tinha vista uma planta do arroz. De súbito, uma gaivota ali pousada, provavelmente pensando que ali estaria tranquila, não contando com ninguém a agachar-se para ver o arroz, alvoroçou-se e, nas piruetas que fez para levantar vôo, largou uma pena. Trouxe a pena atada à bike e, entretanto, levei-a a subir umas serranias. Hoje, sem dar por isso, foram-se. Com o vento. E foram-se muito bem.



O Adamastor do Açôr (picoto da Cebola) em primeiro plano, cónico, imponente, dominante e lá atrás o maciço de granito da Estrela aos 2000m.


Apesar do tempo estio para Dezembro via-se alguma neve na Estrela (nota-se bem logo acima do capacete).


Estas as lonjuras para Este.
Para Sul, pedaladas depois, era assim: azuis.



No regresso, já a descer, os cones que confinam o vale da barragem de Sta. Luzia.


Um dia de céu azul, vento forte, luz intensa e ar fino a entrar pelas narinas, a arrefecer a face e a arejar o cérebro.

3 comentários:

  1. Bela descrição das pedaladas pela serra e belas fotos. Quanto ao enigma do vento pela frente, estás certo, será sempre um enigma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me vale é que gosto do vento :)
      Aí na tua zona também deves ter umas belas de umas ventanias !

      Eliminar
  2. O que me vale é que gosto do vento :)
    Aí na tua zona também deves ter umas belas de umas ventanias !

    ResponderEliminar