segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Outubro quente num qualquer ano

Há 2 dias, 10 anos, 50 ?

Pode ser um qualquer ano. O local é a travessia Lousã - Açor - Lousã em bicicleta de estrada.
É uma travessia com horizontes. Entre o olhar para baixo, para a estrada de alcatrão rugosa e o levantar a cabeça e deparar com as lonjuras (palavra roubada à autora do blog "um jeito manso") a toda a volta vai um segundo.


A BH, a bike de estrada, já percorreu estas estrada antes. Tem já uma provecta idade. As articulações nem com óleo já lá vão, Uns rangeres aqui e ali. Mas lá vem, lá me traz às cumeadas entre a Lousã e o Açor.
As serranias a Sul.



Habituada ao asfalto pouco liso das estradas de antes, não se queixa do caminho. E daqui vê-se já a Estrela ao longe e as serranias a Este.


as serranias a Norte


e a Oeste, de onde venho, do lado de lá das serras no horizonte.




Ah as flores do Outono quente



Quase a chegar, bem dentro do Açor, sobre o vale Grande que nasce na barragem de Sta. Luzia. Nas cumeadas, lá em cima, soprava o vento, mais ou menos rebelde. Aqui no vale está calor e cheira a caruma dos pinheiros como se fosse Verão.



É preciso descansar. À sombra.


Depois, é a volta. De volta ao vento



e aos horizontes.



Dez fotografias para seis horas.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá GM. Comecei na estrada há muitos anos. Andei anos a fio só em estrada. Depois rendi-me aos caminhos de terra e ao BTT. A bike de estrada ficou para ali em sossego. Meia dúzia de vezes por ano pego nela. É já velhinha. Como fiz o skyroad das aldeias de xisto tentei dar umas voltas para me re-habituar à posição.
      É um pouco o percurso inverso ao que estás a fazer. Estás a gostar da estrada?

      Eliminar
    2. Olá de novo João
      Gosto da estrada, da sensação de fazer muitos kms sem me cansar, da velocidade, do facto de poder ir sozinha a muitos lugares, mas tenho um medo que me pelo dos carros. Agora, paixão, curtição e prazer é o btt. Os montes, as pedras, a areia, as descidas loucas, as paisagens. Isso sim, é a minha praia. É tu?

      Eliminar
    3. Dantes andava na estrada descontraído mas depois de me habituar a andar pelas serranias sem carros a estrada é um stresse do caraças. Na volta que dei entre a Lousã e Fajão (barragem de Sta. Luzia) passaram por mim menos que meia dúzia de carros (em 120 km). São estas a estrada que selecciono. Também gosto da ideia de "viajar" que, ao contrário do BTT, a bike estrada proporciona.
      Mas o BTT, o pisar o chão e as pedras e os arbusto e comer o pó e tudo isso que tu sabes é um deslumbramento.
      Outra coisa, já deste conta que na estrada quanto mais te encostas à berma mais os carros se aproximam sem cuidado e te ultrapassam?

      Eliminar