sexta-feira, 25 de março de 2016

Porque tombam as árvores?

Março
(Serra da Lousã)
Sexta-feira

Sim, tombam porque são seres vivos e, portanto, nascem e morrem. Tombam quando estão velhas. e frágeis. Mas não é isso. Tombam porque ficam doentes (vírus? parasitas? bactérias? fungos?) ou porque alguma modificação no solo as fragiliza (quer do ponto de vista da nutrição, quer do suporte físico) ou porque competem com outras para nutrientes e luz ou o vento ... e mais meia dúzia de razões.

Ia por ali fora, tinha passado o Terreiro das Bruxas e ...


a árvore parecia sã, com saúde.


As raízes estavam à mostra. Apesar da imponência, tal como as sequóias, estas árvores podem cair porque se agigantam. As sequóias são os seres vivos com a maior taxa de crescimento (massa ou volume na unidade de tempo) mas têm raízes superficiais (tipo pata de galinha) e, por isso, a sustentação diminui à medida que crescem. Parece-me que o mesmo se passou com esta árvore, aqui no caminho. As raízes são superficiais. Desenterrou-se.



Mas, então, logo mais à frente reparei que havia muitas árvores caídas, outras oblíquas, apoiadas noutras direitas. E sobretudo no pequeno vale formado pelo riacho.
Para o lado de baixo



e, para o outro lado, para cima


Doentes? Mas caíram sobretudo junto ao riacho. O solo é ali menos consistente para segurar as raízes? Mas alguma coisa provocou a queda. Nem todas caíram.

Foi isto


que me levou a pensar que não se tratava de uma doença.
Provavelmente, as quedas estão relacionadas com o grande nevão de há semanas atrás. O peso da neve partiu e tombou muitas logo na altura. Outras ficaram fragilizadas e só agora tombaram. Junto ao riacho, ou porque estavam mais expostas, ou porque o solo de algum modo ficou mais sensível, ou, ou, ... Espero que seja isto e não uma doença.


2 comentários:

  1. Talvez os terrenos estejam moles de tanta água e um pouco de vento as derrube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez. Fiquei muito preocupado. Tenho que tirar a limpo com alguém competente no assunto se há alguma doença na floresta.

      Eliminar