sexta-feira, 25 de março de 2016

Vídeozinhos à Sexta

Março 2016
(serra da Lousã)

Motivado por um jeito manso fiz uns vídeos NA serra. Na serra, isso mesmo, e não da serra. Vou por ali fora a pedalar e, de mansinho, encosto a bike, puxo do telemóvel e clic, vídeo on.

O canto dos pássaros na floresta corta o silêncio. Ou vice-versa, o silêncio é cortado pelo canto dos pássaros.


Showing off the white shoes. Os sapatos não têm qualquer interesse (excepto para viciados em aspectos técnicos em polímeros e física clássica, vectores, forças, quer dizer a força do pé no pedal e assim...), o resto é que interessa.


À entrada antiga do Candal. Muros belos cobertos de musgo antigo.
Hoje ninguém chega ao Candal por aqui mas a geometria das fezes que por ali vi dizem-me que o caminho é usado por coelhos, raposas, javalis e veados. É o caminho que usam para a água, provavelmente.



Lá em baixo, no riacho, a água.












2 comentários:

  1. Pois, João, tenho a dizer-lhe que gosto muito de ver os vídeos. Sempre tive uma certa curiosidade a propósito de florestas. Parecem-me lugares mágicos. E já uma vez escrevi, lá no meu canto, sobre um senhor que, quando eu era pequena, vivia 'no mato'. Entrava por entre as árvores e só de lá saía, de quando em quando, para comprar alguns mantimentos. Ficou em mim esse fascínio. Aquilo parecia-me misterioso.

    Estas suas descrições e agora estes seus vídeos devolvem-me um pouco desse imaginário.

    Uma sugestão: se conseguisse pôr título ou alguma identificação no vídeo (eu não faço ideia de como isso se faz) talvez eles pudessem ser pesquisáveis directamente no youtube. Mas, por favor, não leve a mal estas sugestões pois até a mim me parece que estou a abusar da sua paciência. No entanto só o faço por imaginar que, tal como a mim estes vídeos me encantam, se estivessem disponíveis de forma mais 'encontrável', poderiam encantar muito mais pessoas.

    De qualquer forma, só posso agradecer a partilha. O João torna os caminhos da floresta mais facilmente imagináveis para quem não anda por eles.

    ResponderEliminar
  2. Abusar da minha paciência? Pelo contrário, só lhe agradeço os comentários e as sugestões.

    Sou muito naife nisto dos vídeos. Nãos os consigo carregar directamente no Blogger. Então, publico-os no Youtube (quando se faz o upload no Youtube pode dar-se um título) e carrego-os daí directamente para o post. Todos têm um título que começa por "serra da Lousã". Curiosamente, não os consigo encontrar quando os busco na net. Mas isto dos motores de busca é mesmo assim, dão-nos prioritariamente aquilo que já foi buscado mais vezes. Tenho que tentar uma pesquisa com mais paciência, abri-los meia dúzia de vezes e, a partir daí, deverá ser mais fácil encontra-los.

    Outra coisa; a floresta aqui na serra está sobretudo localizada junto a um local chamado Terreiro das Bruxas. É fácil atingir o Terreiro de carro através de uma estrada asfaltada (chama-se a subida por Cacilhas). A partir do Terreiro podem fazer-se caminhadas por estradões na floresta sem qualquer perigo, a não ser que apareça um ciclista em alta velocidade !

    ResponderEliminar