quarta-feira, 11 de maio de 2016

Chuva a preto e branco

Serra da Lousã
(Maio 2016)


A chuva em cortina, miudinha, que se aproxima de mansinho trazida pelo vento. Vemo-la ao fundo, desfocando a paisagem e sabemos que vai chegar e que inexoravelmente vamos ficar debaixo da cortina. E, às tantas, atravessaram-se-me na memória as palavras do outro para a Suzanne misturadas com a chuva: and you know that 'the rain' will come but that´s why you wanna be there
(Leonard Cohen - Suzanne)


Depois passa. O tempo instável faz modificações extraordinárias na paisagem. Deve ser a luz,  as variações da luz. O Sol espreita e


e é isto. O Sol e a água (mais o dióxido de carbono que nós produzimos no nosso organismo e que é um gás de estufa e tal e o aquecimento global e estes assuntos em que há por aí muita polémica e informação atabalhoada e tal e muita teoria do achismo - eu acho isto, tu achas aquilo, ele acha outra coisa qualquer, e nós achamos todos juntos e volta tudo ao início para mais uma volta, mais uma viagem ... -  mas que agora não vem ao caso) puxam a vida com força, ou semeiam a vida, por todo o lado.



E o tempo instável são as nuvens a correr no céu








15 comentários:

  1. "As nuvens a correr no céu".
    É isto mesmo!
    Foi assim que eu vi a Lua hoje :)
    Às 06h fui à varanda a Oeste ver se ela estava lá.
    Estava!
    Grandiosa, linda, com um halo cor de salmão clarinho e com as nuvens a correr, nuvens claras a correr, mesmo a correr à frente dela.
    Fui vestir um robe e buscar o smart e voltei para a varanda, completamente fascinada, hipnotizada, sei lá.
    Depois ela ficou numa clareira sem nuvens e tirei umas fotos (um fiasco, claro.)
    A seguir surgiram umas nuvens negras que a taparam completamente (um eclipse total só para a Maria!) e depois apareceu novamente entre aquela imensidão de negro: sublime!
    Acho que a Mãe Natureza me devia isto, têm sido dias difíceis (sem carro, mãe com gripe, auto-estima na fossa das Marianas...)
    Às sete e pouco voltei para a cama com um saquito de água quente para aquecer as mãos - a alma estava quentinha :)
    E pensei: o que um bom fotógrafo (ou até eu), com uma boa máquina, não teria feito com o espectáculo a que tive o privilégio de assistir esta madrugada.
    A leste no planets today, apenas uma carapaça de nuvens.
    Não se pode ter tudo, não é?
    E a quem posso eu contar tudo isto?
    Talvez ao João, que também me contou do cometa Hale-Bopp... que eu não vi nem sequer me lembro da passagem dele.
    Aqui na Beira nunca consegui encontrar amigos como os que deixei em Lisboa e em Sines...
    Sorry pela seca!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consigo imaginar a cena. A sua descrição é deslumbrante. Mas a mesma vontade que a leva a observar a beleza que nos rodeia deve servir de bóia para emergir da fossa das Marianas. Come on, Maria.

      João

      Eliminar
  2. O.k. Let's do it!
    Commencing countdown to emerge from the Pacific Ocean's Depths.

    "I'm beginning to see the Light"

    OMG! The sky is so Blue and there's nothing I can do.
    What's this?
    Sharks?
    No, it's a Dolphin, or even better, it's a Beach Boy singing God only knows...
    It's good to be back!
    Maria

    E o Joe acabou de entregar o carro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Happy to know.
      Dessa profundidade oceânica é natural emergir com

      "pale blue eyes"

      mas assim que o Sol iluminar a face voltam as

      "good vibrations"

      João


      P.S. E o Joe fez um bom trabalho?

      Eliminar
  3. Isto de conversar com um biker músico nem sempre é fácil, requer muita pesquisa, if you know what I mean ...

    1: Lembrei-me dos belíssimos olhos da Saoirse Ronan, sei lá porquê...
    E se foi um perfect guy que inventou essa cor de olhos, é lindo, lindo, lindo, adorei!
    E não conhecia...
    E retribuo com um outro Linger de uma Lady (que já não está entre nós) e que era compatriota da Saoirse.

    2: Many thanks for the good vibrations, mas insisto no God only knows...

    3: O Joe foi muito lento desta vez... mas não levou muito caro.
    Estou aqui no Fórum a olhar para o fantástico recorte das montanhas (e a aproveitar o Wi-Fi).
    Veremos se consigo chegar a casa...
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência: no Sábado passado fui ao cinema. Há mais de um ano que não ia a uma sala de cinema. Levava na cabeça a ideia de ver o "Bohemian Rhapsody" mas, à última hora, quando estava a comprar o bilhete, olhei para o lado e vi o cartaz da "Maria, rainha dos escoceses". Comprei para este. Começou o filme e a rainha dos escoceses era belíssima. Uns olhos belíssimos. Então, acendeu-se-me uma luz na cabeça: mas esta é a Saoirse Ronan, a actriz com os belos olhos que a Maria lembrou no bate a chuva sopra o vento.

      João

      Eliminar
    2. Que as há, há, embora a outra diga que não...
      Eu gosto imenso dessa actriz, era aquela miúda do filme "Expiação", adaptado do livro do Ian McEwan. Tem uns pale blue eyes lindíssimos e carradas de talento. Acho que vi todos os filmes dela, excepto o "On Chesil Beach" (que nunca mais sai em dvd) e esse que o João viu.

      Estive à procura das fotos da ponte de Ervedal e tenho lá uma em que se vê muito bem o "tabuleiro em tabuínhas" que eu atravessei para fotografar a cegonha. Estive lá no dia 17/maio/97 e estava tudo bastante decrépito.
      Experimentei fotografar as fotos em papel aqui com o smart e parece que dá para ver como era a ponte.
      Se o João quiser criar um e-mail aqui no blog (como a ujm e outros bloggers têm) ou mesmo criar um e-mail que depois poderá encerrar, basta pôr aqui e eu posso enviar o que fotografei.
      Claro que não lhe estou a pedir o seu e-mail, ou que o ponha aqui neste "sítio público", nada disso. Seria um e-mail que poderia depois encerrar.
      E isto apenas se quiser ver algumas fotografias (que serão sempre fotos de fotografias de papel).
      E, por favor, fique à vontade para ignorar a sugestão, ok?

      A minha mãe está melhor, obrigada.
      Thanks for asking :)
      Maria



      Eliminar
    3. Olá Maria,

      eu tenho uma conta de email associada ao blog. Deve estar por aí num qualquer canto do écran. Já recebi e enviei vários emails a partir dessa conta. Claro que gostaria de ver as fotografias.
      João

      Eliminar
    4. Afinal o email não estava acessível. Curiosamente lembro-me de o ter visto por lá no início do blog. Como me desleixo com a gestão/layout do blog nem dei conta de que tinha desaparecido. Já o coloquei no meu perfil.
      Thanks.
      João

      Eliminar
    5. Oh, outra coincidência: eu estive no Ervedal em 17/05/97! E o João poderia ter dito: olha que giro! Mas não disse nada... okay, okay, nem se lembrou ;)

      E chegou a ver o Bohemian Rhapsody?
      Eu vi há pouco em DVD, achei razoável.

      Duvido que dê com este comment, mas fica aqui na mesma.
      🌻
      Maria



      Eliminar
    6. Dei. E também não achei nada de especial, o Bohemian Rhapsody
      João

      Eliminar
    7. Oh! E deu mesmo!
      Incrível!
      Isn't life strange?

      😯
      Maria

      Eliminar
  4. Olá João, está lá a palavra email, mas não tenho acesso ao "dito cujo" a não ser que autorize a gestão dos emails.
    E pedem-me para abrir uma conta.
    Por exemplo, na ujm está lá "umjeitomanso@gmail.com".
    No seu não me permitem aceder ao endereço.
    Eu não me quero inscrever nem no blogger, nem no sapo, nem quero ter nenhum blog. Comento com a opção anónimo e assino no fim.
    Aqui no Bate, quando me esqueço de escolher a opção "anónimo" no início, o comentário geralmente não entra.
    Ou refaço ou desisto.

    Se der para o João escrever aqui o endereço (como não é um e-mail pessoal mas do blog), agradeço.
    Caso contrário, não sei.
    E é isto!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a história do costume, estas plataformas tentam controlar tudo e obter o maior número de dados individuais. Também detesto isso.
      Vou ver se consigo simplificar o processo. Em todo o caso o email é: joaolthird@gmail.com

      Eliminar
    2. Já enviei, depois diga se recebeu, ok?
      Maria

      Eliminar