sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Sou um gajo sofisticado, frequento as melhores lojas

Agosto 2017

Devidamente dobradas e arrumadas em prateleiras, seguindo um critério funcional e elementar, não o do preço, mas o da estética. As de selim Brooks ( selim de cabedal feitos à mão pregado com rebites, um clássico) mais à esquerda, outras com material de série mais à direita, cores vivas em vermelho e azul criteriosamente colocadas numa disposição que contrasta com outras de cores mais sóbrias mas sempre com classe.
Impecavelmente dobradas no respectivo suporte. A estante preta, contrastando com a madeira de pinho do soalho.



À entrada uma desdobrada, em exposição e, ao lado, numa pilha, caixas com elas prontas a levar. Ao fundo, a oficina. As luzes estrategicamente orientadas para realçar os aros das rodas que, assim, contrastando com outros componentes, dá a ilusão de estar dobrada apenas em duas dimensões.

Grande discrição. Entramos, cumprimentamos, é-nos oferecida ajuda caso queiramos e somos deixados à vontade. Tocamos no material, tomamos-lhe o peso, passamos a mão pelo cabedal do selim (tentando manter a pulsação baixa e reprimindo a respiração ofegante que, de súbito, de nós se apodera), meia-volta para aqui, outra para ali, olhamos de soslaio os preços e, depois de um obrigado e boa tarde, voltamos à rua com aquele ar de quem vai saborear uma "ainéca" na primeira esplanada.


São as Brompton. Um objecto de luxo. Desdobráveis em 10 s, cabendo facilmente no porta-bagagens de um carro (deixa-se o carro estacionado à entrada da cidade e segue-se de bike).

Também se podem trazer (quase como adereço, combinando com a carteira, por exemplo) no metro e seguir depois, cabelos ao vento, pelas ruas da cidade onde se trabalha. O transporte? Elementar caro Watson:


(fotografia tirada da net cuja autoria não consegui identificar)

Claro que, sendo desdobráveis, há economia de tubos e limitações na robustez, circunstância que leva a perda de algumas funcionalidades face a outras mais clássicas.


(fotografia tirada da net cuja autoria não consegui identificar)



Com a ainéca despachada e a noite a cair, estava na hora de me pôr a andar.










2 comentários:

  1. E andam mesmo que eu já vi :)) mas parecem tão estranhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não andam, se andam. Já começam a ser vistas por aí, sobretudo nas cidades. Não estas, as Brompton que são muito caras, mas outras marcas mais baratas.

      Eliminar