segunda-feira, 29 de junho de 2015

Fotografia dinâmica em BTT

Ou, por outras palavras, fotografias desfocadas tiradas em cima da bike a pedalar que sobraram da volta de ontem e que ninguém se atreveria a publicar.
Mas, como as acho interessantes e, também, porque o título de fotografia dinâmica lhes assenta muito bem e lhes imprime um certo estatuto de coisa séria... aí vai.

Além disso, permite toda uma análise sobre a dialéctica pedalística em contexto montanhoso-floresticó-arburístico, integrando contribuições múltiplas e diversas, dando, assim, corpo ao conceito que se tenta expressar com a fotografia dinâmica.
Isto é suficientemente claro mas, apenas para ilustrar, aqui vão as fotografias.

Esta é uma fotografia estática. Bela, mas estática.


Esta é uma fotografia dinâmica. Há uma impressão Van Goghiana associada á fotografia.

A técnica é simples. Tira-se o telemóvel do bolso e, caso o suor a cair pelo rostos e a picar os olhos deixar ver alguma coisa, selecciona-se a opção fotografia, olha-se para a frente para verificar se não há obstáculos e a condução com apenas uma mão é razoavelmente eficaz, baixa-se o telemóvel, dispara-se e ... logo se vê o que vai dar.


Umas saem mais dinâmicas do que outras.


os planos nem sempre são os esperados


Por outro lado, são fotografias muito reais pois reflectem, de facto, a visão do BTTista.
Com o calor que ontem estava, o suor a escorrer pela cara e a picar os olhos, o percurso íngreme até ali etc, etc, via tudo desfocado; a visão que tinha do caminho não era mais nítida do que esta.


O risco é atravessar-se um javali mas, em todo o caso, tenho a esperança que o cheiro intenso a urina que se sente na proximidade de um javali aliada à dinâmica do animal a correr se sobreponha na minha imagem do caminho à frente.




Quando cheguei lá acima, depois do Cabeço da Ortiga, desmontei e tirei uma estática.



Em resumo, este fim-de-semana fiquei com duas teorias sobre o BTT para desenvolver: a Teoria das moscas (parcialmente desenvolvida ontem) e a da fotografia dinâmica.

Sem comentários:

Enviar um comentário