Janeiro 2018
O cérebro busca o prazer - talvez por isso fazemos palermices, sabendo que, mais tarde, pagaremos as favas.
Um dos elementos do prazer é a beleza. Eu encontro beleza nos fios de água que se metem por entre pedras e folhas e ramos secos e cores e o som das moléculas que colidem com as pedras e os fios de luz que se metem por entre as árvores na floresta húmida e sombria. E etc.
Os riachos renasceram na serra.
Depois, no mesmo comprimento de onda (da beleza) mas fora de fase (beleza com outras dimensões), há os líquenes, o musgo, as pequenas plantas e etc, em sinergia com as pedras da berma dos caminhos (tudo embrulhado num cheiro orgânico, intenso e húmido).
Para não falar dos insectos que por ali, entre as plantas, vivem.
Para além da cobertura líqueniana e musgofílica, as pedras cobrem-se de véus de água e a refracção da luz na água potencia as cores dos óxidos de ferro, clorofila das algas e outras substâncias (para dar um toque poético a isto).
Há muitos anos - caraças, há quanto tempo!, há quantas voltas ao Sol? - a minha avó ensinou-me uma cantiga.
Canta a calhandra na serra
lá no ar
a cotovia
e à beira do regato
canta o melro ao ver o dia
Ai tirolé
haja alegria
Ai tiroló
o novo dia
A minha avó cantava-a com uma voz aguda, muito limpa. E cantava muito feliz. Eu não a canto (nem me atrevo) mas, por vezes, a cantiga anda às voltas na minha cabeça.
É belíssima. Um dia destes toco-a na flauta de bisel (ou no sax), gravo-a e posto-a aqui. Ai tirolé.
Somos da infância como somos de um país.
ResponderEliminarPertencemos para sempre aos dois.
Inexoravelmente.
Talvez. Somos da memória. Inexoravelmente.
EliminarEntão cá ficamos à espera do Ai Tirolé...
ResponderEliminar:) Maria
Eu acho que esta cantiga é da Beira-Baixa. Nunca a ouviu por aí?
ResponderEliminarJoão
Olá João,
ResponderEliminarNão, essa do Tirolé nunca ouvi por aqui.
Por conseguinte, continuo à espera...
Maria
Os meus alunos do 6º ano estão a aprender essa canção com harmonização de Moreira de Sá. É uma canção muito exigente e muito pedagógica.
ResponderEliminar