mas, antes, uns aromas de Maio, de hoje (ontem) dia 16; aromas úrzicos temperados com azul do horizonte
Mas as pedaladas de Abril sob neblina. Pedala-se na estrada já mil vezes percorrida como se numa road to nowhere se viajasse.
Chegada à foresta aos mil metros de altitude. Fim da primeira parte da subida. Respirar fundo. Silêncio. A neblina ora em golfadas puxada pelo vento ora assapada como uma manta pesada sobre o chão.
Olhando à volta, a surpreendente beleza entranha-se nos ossos.
Tal como Llueve sobre Santiago, a homenagem de Piazzola a Allende. Como se estes sons do bandoneon e do violino nascessem por entre a neblina. Já estive em Santiago, há uns anos, mas não pedalei por lá. Tinha-o feito mais a Sul, na patagónia chilena. Foi, aliás, ali que o blog começou, ao Km zero. Em Santiago caminhei por vielas, afastado das avenidas e dos locais a que, supostamente, os turistas deveriam ir. "És maluco" disseram-me quando voltei ao hotel. "Não, vocês é que são pois perderam a oportunidade de ver a cidade".
Horas de descer e vem à memória once there was a way to get back home. E o caminho sob a neblina e com uma visibilidade de uns 30 m vai surgindo à medida que se percorre.
Já perto do vale, na aldeia do Candal, vários gatos espreguiçavam-se por ali numa eira em pedras lisas de xisto. Com um deles cruzei um olhar.
Humm... este gato está com um ar muito pouco amigável, talvez com vontade de dar uma arranhadela no fotógrafo ;) mas é lindo.
ResponderEliminarJoão, parece que as coincidências existem mesmo:
Hoje às 14h19m fiz um comentário no blog Arpose, a propósito de um livro do Luis Sepúlveda, em que falo de gatos e do Llueve sobre Santiago do Piazzolla; chego aqui e vejo um gato e o Piazzolla!?!
Vá lá, não falei nos senhores que cantavam esta:
"Sleep, pretty darling
Do not cry
And I will sing a lullaby".
Parece que a Prima Vera voltou a 17/Maio e com ela os posts aromáticos do ciclista extraordinário.
Gostei muito deste úrzico temperado de azul, até porque blue is the warmest colour...
Que venha o próximo.
🌻
Maria
Pronto. Próximo post despachado.
EliminarAh e os gatos eram uns cinco ou seis mas apenas um cruzou o olhar comigo. Às tantas aquilo era um harém.
Pronto. Próximo post despachado.
EliminarAh e os gatos eram uns cinco ou seis mas apenas um cruzou o olhar comigo. Às tantas aquilo era um harém.
Às tantas era uma gata, e aí o olhar teria outro significado...
Eliminar😻