sexta-feira, 13 de março de 2020

A civilização, as pestes e a Lei da Gravitação Universal

Março 2020

A maioria da população da Europa e da Ásia estava afectada por febre, dores de cabeça e vómitos. As pulgas e os piolhos (ao contrário do que se pensava os ratos estão inocentes), através da mordedura, tinham transmitido uma bactéria que infectava os gânglios linfáticos dos humanos. Estima-se que, apenas na Europa, tenha morrido 25-50% da população. Era a Peste Bubónica, uma pandemia devastadora que se foi arrastando do sec XIV até ao sec. XVII (bolsas residuais continuaram a existir até ao sec XX e o médico Português Ricardo Jorge - o que deu o nome ao Instituto! - teve um papel importante no estudo da doença).

Em 1665, a Universidade de Cambridge fechou temporariamente devido à peste. Os professores e alunos foram trabalhar para casa. Entre eles, Isaac Newton. Em casa, e sem acesso a ferramentas de ensino à distância, Newton aproveitou o tempo para desenvolver o Cálculo e a Lei da Gravitação Universal, dois dos maiores feitos humanos.
Tomou notas e "fez as contas" num caderno herdado do padastro. Este:

(University of Cambridge, Virtual Library)

A Lei foi publicada mais tarde, em 1687, nos "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural":



Quase que me esquecia: este é um blog sobre bicicletas. Hoje, dia em que escolas e universidades vão encerrar devido à pandemia do Covid-19, a serra estava coberta por um manto de nuvens lá no topo, a luz estava pálida e doce, alguns riachos fugazes, alimentados pelas chuvas recentes, corriam pelas encostas ... e corriam, sabemo-lo desde 1687, devido à gravidade. O mesmo se aplica à chuva que caiu, às nuvens "pousadas" nas encostas, às rodas da bike que rolam sobre o chão ... e às gotículas contendo o coronavírus expelidas pelo nariz dos que já contraíram a doença.




1 comentário:

  1. Ou como o complicado se torna simples e fácil de entender: nada como frequentar um blog about bikes para aprender :))

    Olá João.
    Obrigada.
    🌻

    ResponderEliminar